Características dos Doshas Mentais







O Ayurveda descreve a existência de três impulsos psíquicos naturais (gunas) que se manifestam na mente humana em diversas situações. Esses impulsos constituem os traços da nossa personalidade, ou o que se chama de “gênio” ou “temperamento” – os modos de reagir diante de situações que exigem um comportamento emocional, psicológico ou moral, ou um envolvimento afetivo.

O primeiro impulso psíquico, o melhor deles, é o ideal, chamado sattwa, que é o impulso de progredir, evoluir, aperfeiçoar. Por meio dele é que se aflora o desejo de compreender, de perdoar, de manifestar amor e afeição, fraternidade e compaixão. A consciência instruída por sattwa age de modo puro e iluminado, em busca de uma solução favorável a todos os seres e à vida como um todo.

O segundo impulso psíquico, o pior deles, é o chamado tamas, que é o impulso de regredir, involuir ou estagnar. Atribui-se a ele a opção pela ignorância, indiferença, frieza e inatividade total. Permanecendo impassível a tudo e a todos, a consciência ofuscada por tamas age de modo obtuso e bruto, não se importando em compreender ou buscar qualquer solução.

Intermediário aos dois anteriores, encontra-se rajas, que é o impulso de agir pela ação em si mesma, pelo movimento, numa condição de neutralidade ou repetição. A consciência dominada por rajas está excessivamente ligada ao mundo exterior, ao plano da sensualidade, dos prazeres e das dores, reagindo e resolvendo as coisas de imediato, de modo agressivo e intempestivo.

Esses impulsos psíquicos naturais definem o modo como a pessoa vai reagir diante da necessidade de tomar decisões em um dado momento de sua vida. Consideradas as características desses doshas mentais, pode-se conceber uma imagem da ação que cada um deles comanda.

Assim, diante de uma dúvida ou decisão, sattwa direciona para uma escolha positiva, evolutiva, para uma posição de progresso com equilíbrio. A pessoa que consegue alcançar sattwa clareia sua mente e seu espírito, atinge pureza em suas intenções e guia-se pela luz superior que brilha em sua consciência e em seu coração, independentemente de seu credo religioso.

Por sua vez, tamas inclina para a inércia, uma posição estática e indolente. Obscurecida pela indolência e por egotismo destrutivo, a pessoa mergulhada em tamas não reverencia nada nem ninguém, desrespeita tudo e a todos, embotada por uma escuridão mental e espiritual.

Finalmente, rajas tende a decidir as coisas de imediato, com base em seus interesses pessoais, visando ganhar dinheiro, poder, status ou fama. Como o impulso de decidir é dado por rajas, o indivíduo que tem a mente sob o jugo desse dosha é empreendedor ao extremo: está sempre negociando, barganhando e mudando de opinião ao sabor de seus projetos e interesses. Mesmo em relação à espiritualidade, as pessoas dirigidas por rajas são instáveis e oportunistas.

Fonte: Carneiro, Danilo Maciel – Ayurveda: saúde e longevidade na tradição milenar da Índia – São Paulo – Pensamento, 2009.

Resumo das características de Sattwa:
Ação correta – inteligência: partilha e equilíbrio. É a qualidade da inteligência, da virtude e da vontade. Cria a harmonia, o equilíbrio e a estabilidade. É leve e luminosa em sua natureza. Realiza o despertar da alma. Fornece a felicidade e contentamento de natureza duradoura. É o princípio da lucidez, da amplidão e da paz, da força do amor que une todas as coisas. Neste estado é que acontecem os saltos quânticos evolutivos.
Atitudes correspondentes: Não violência, verdade, beleza, justiça, criatividade, contingência, desapego, contentamento, servir, simplicidade e fé.

Resumo das características de Rajas:
Hiperatividade: a energia que causa o desequilíbrio. É a qualidade da mudança, da atividade e da agitação. Acrescenta um desequilíbrio que perturba o equilíbrio existente. Rajas é motivado em sua ação, e sempre busca uma meta e um fim que lhe dá poder. Apresenta um movimento para fora que pode causar a ação egoísta que leva a fragmentação e a desintegração. A um curto prazo Rajas estimula e proporciona prazer, porém, devido a sua natureza desequilibrada, rapidamente resulta em dor e sofrimento. É a força da emoção que causa o sofrimento e o conflito. Se bem utilizada tem a qualidade de combinar ideias criativas e construir, materializar ideias em ação.
Atitudes correspondetendes: “eu faço”, “eu desfruto”, “eu falo”, “eu sei”.


Resumo das características de Tamas:
Embotamento: a substância – cria a inércia. É a qualidade da inércia, da escuridão e do embotamento. Está presente em todo e qualquer condicionamento. É pesada, obscura ou difícil em sua ação. Funciona como a força da gravidade que retarda as coisas e as prende em formas específicas e limitadas. Tamas apresenta um movimento para baixo, sendo a causa da decadência e da desintegração. Tamas traz a tona a ignorância e a ilusão, fornecendo a insensibilidade, o sono e a perda de consciência. Trata-se do princípio da materialidade ou inconsciência que acaba por velar a consciência.
Atitudes correspondentes: Sono, desejo, preguiça, ilusão. As crianças iniciam o seu viver em Tamas, movidas pela força do condicionamento, e em seguida, caminham para as atividades mais criativas.

#ayurveda #doshas #mentais #rajas #tamas #sattwa #vata #pitta #kapha #meditação


Nenhum comentário:

Postar um comentário