Quem sou!







É difícil falar da trajetória de uma empresa ou de um projeto sem falar da trajetória 
de uma pessoa, as histórias são uma só.

Eu, Fátima Carine Birck, conheci o Ayurveda em 2010, e me encantei quando 
apenas ouvi falar resumidamente do que se tratava. Esta informação veio em um
 momento em que desejava fazer mudanças na minha vida, pessoal e profissional.

E por meio de muitas sincronicidades, um curso de Ayurveda surgiu no meu caminho,
 e ali começou a minha nova trajetória, a minha transformação, a minha redescoberta. 

Um curso bem diferente do que já tinha feito, de economia e finanças 
para saúde integral, auto-conhecimento, conexão com a natureza, contato com os 
cinco elementos, fórmulas, misturas, massagens, óleos, contato humano, olho 
no olho, sentir mais e racionalizar menos, uma percepção sobre saúde e doença 
sob uma perspectiva completamente diferente.

O primeiro passo para aprender Ayruveda foi aprender sobre eu mesma e vivenciar 
cada aprendizado teórico.

A minha história com as fórmulas ayurvédicas, e especialmente o ghee, começou 
junto com todas essas descobertas. Aos poucos fui me liberando do lado 
racional das finanças e me entregando aos encantos dos elementos da cozinha, que 
tocavam o meu coração e ativavam as minhas mãos.

O amor pela cura através dos alimentos foi se revelando de forma muito sutil 
e lenta. Professores e terapeutas que me ensinaram e me cuidaram ao longo 
desses 5 anos foram os meus grandes inspiradores.

A paixão pelo ghee foi surgindo junto com o aprendizado sobre as propriedades 
curativas maravilhosas que ele tem. Usado no dia a dia para melhorar a assimilação 
dos nutrientes, a digestão e a nutrição do organismo de forma geral, passei a indicar
 muito o ghee quando comecei a trabalhar como terapeuta ayurvédica. Como era um 
produto aparentemente novo e desconhecido, apesar de ser uma gordura preciosa 
milenar, tive que produzir ghee para fornecer para as pessoas que procuravam o 
Ayurveda através dos meus atendimentos. 

E cada vez que produzia o ghee, eu fazia uma viagem até a Índia, e me conectava com 
todas as coisas boas que recebi na minha primeira viagem, me conectava com a minha 
escola, com os meus professores, com os elementos. Sentia uma conexão muito 
especial com a energia da cura através do amor e do cuidado. Preparar um alimento 
ou um remédio caseiro com esta vibração era uma novidade, me encantava, e eu 
continuei produzindo e me conectando com essa energia tão especial.

O seu sabor, aroma e capacidade curativa foram conquistando as pessoas e a demanda 
foi crescendo.

Com este crescimento natural e gradual, veio a inspiração de criar um nome 
para o ghee que fosse tão especial quanto a sua origem e valor terapêutico.

E sincronicamente o nome Sādhana foi intuído.
Este nome foi escolhido por ter muita ligação com a forma que o Ayurveda surgiu 
na minha vida, com a prática que tenho seguido e que pretendo continuar 
intensificando na minha vida pessoal e profissional: com muito amor, alegria, 
presença e gratidão.
Conhecer e praticar os ensinamentos do Ayurveda foi e está sendo um grande 
presente na minha vida, só tenho a agradecer por esta bênção. Trabalhar 
com Ayurveda é minha maior alegria.

Sādhana significa prática espiritual. No Ayurveda, podemos considerar como 
Sādhana todos os momentos de auto cuidado, quando estamos totalmente 
presentes naquela prática, quando nos conectamos com o nosso eu divino, 
seja preparando um alimento, preparando ghee, colhendo uma erva, 
meditando, praticando yoga, trabalhando, contemplando, fazendo auto massagem, 
e todos os momentos de qualquer prática que fizermos com amor, presença e 
boas intenções.

Então, cada ghee, cada masala, cada óleo medicado, cada erva tocada, cada terapia 
realizada, é feito com muito amor, dedicação e gratidão.

A intenção deste projeto é que as pessoas sintam-se acolhidas, amadas e 
nutridas 
ao experimentarem cada produto ou serviço preparados com a energia de Sādhana.

O Ayurveda proporciona a cada pessoa a encontrar a sua cura dentro da sua própria 
casa, da sua própria cozinha, no seu próprio centro, reconhecendo-se, reencontrando-se 
e reconectando-se com a sua essência.




Fátima Carine Birck é terapeuta Ayurvédica. Iniciou a sua trajetória de estudos e práticas 
em 2010 através do curso de formação de Terapeuta Ayurveda ministrada pela 
ABRA – Associação Brasileira de Ayurveda. Conectou-se com maior profundidade 
no curso avançado que fez na Índia, encontrando grandes mestres do Ayurveda 
na escola Arya Vaidya Pharmacy Hospital P. V. Rama Varier – Coimbatore/Índia. 
Atua profissionalmente como terapeuta Ayurvédica na Casa Leela em Porto Alegre. 



Atuação profissional:
* Terapeuta Ayurvédica;
* Facilitadora de workshops com temas relacionados ao ayurveda;
* Produz produtos ayurvédicos como manteiga ghee, 
manteiga ghee com especiarias, masalas.



#orientação #ayurvédica #ayurveda #rotina #diária #alimentação #alimentar #ervas #yoga 
#porto #alegre #rio #grande #do #sul #ghee #cursos #curso #escola #de #ayurveda 
#terapias #medicina #indiana # ghee orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário