Hábitos diários para a manutenção da saúde.






O nosso estado normal é estar com saúde. Quando um bebê saudável nasce, ele está gozando de saúde perfeita, alguns tecidos ainda estão em formação, mas todos os sistemas do seu corpo estão funcionando perfeitamente. A doença é um estado anormal, um estado não saudável. É quando alguma função do nosso organismo não está acontecendo corretamente que provoca uma série de desconfortos no nosso corpo físico, mental e emocional.

Os antigos textos de Ayurveda dizem que saúde, não significa apenas ausência de doenças, mas significa também a paz da mente e a felicidade do espírito. Um completo equilíbrio psicossomático é a chave para mantermos o equilíbrio dos nossos corpos.

Para manter a saúde física, mental, emocional e espiritual, o Ayurveda ressalta a importância de mantermos um estilo de vida adequado durante o dia, durante a noite e durante as estações do ano. Esta ciência dá várias instruções do que fazer e do que não fazer na nossa rotina diária, começando desde o momento de se levantar, até a hora de dormir.

Na parte da manhã, por exemplo, o Ayurveda indica uma série de práticas desintoxicantes e rejuvenescedoras. O objetivo destas práticas é de purificar os cinco sentidos. É através dos cinco sentidos que percebemos o mundo. Todas as mensagens externas são absorvidas através do som, do tato, do olfato, da visão e do paladar. Purificando os cinco sentidos passamos a ter mais clareza e discernimento nas nossas percepções.


Acordar antes do nascer do sol:

O Ayurveda aconselha que devemos levantar pela manhã bem cedo, antes do nascer do sol. Entre três e seis horas da manhã é um período muito auspicioso ou sagrado, momento em que há pouco ruído e todo o ambiente está pleno de tranqüilidade e paz. Este período do dia é ideal para fazermos as nossas orações, praticar meditação, pensarmos no objetivo do dia, analisar o que estamos sentindo, analisar as nossas relações e buscar o autoconhecimento. Segundo o Ayurveda, as orações feitas neste período tem um efeito muito poderoso. Este estado de paz e felicidade que podemos adquirir neste momento sagrado, refletirá em todos os acontecimentos que surgirem ao longo do dia. Além disso, este período proporciona clareza para a nossa mente e um relaxamento físico muito reparador.


Evacuação:

Quando acordamos cedo, o nosso corpo elimina as excretas com mais facilidade, pois neste horário do dia, existe a predominância do dosha Vata, dosha formado pelos elementos ar e éter, que tem como característica o movimento, e que é responsável fisiologicamente pelos movimentos peristálticos. O momento ideal para evacuarmos é pela manhã, antes de nos alimentarmos. O Ayurveda diz que devemos primeiro eliminar as excretas do que ingerimos no dia anterior, para então começarmos um novo dia, um novo ciclo. Primeiro limpar para depois nutrir. Um copo de água morna com algumas gotas de limão estimulam os movimentos peristálticos, facilitando ainda mais esta limpeza natural.


Higiene da boca:

Depois da eliminação, devemos cuidar da higiene dos dentes e da boca. O Ayurveda recomenda a mastigação de ervas amargas, pois esta prática auxilia no tratamento de alguns desequilíbrios ou na prevenção deles. Mas como nos dias atuais usamos escovas e pastas, a pasta ideal deveria ter sabor amargo, adstringente e picante, que são sabores com qualidades opostas às qualidades de ama (toxinas) que se acumula na boca e na língua. É muito difícil encontrarmos pastas com estas qualidades, pois na composição da maioria delas existe o sabor doce, para o gosto da pasta ser agradável. Para reduzir o efeito do sabor doce, podemos fazer um gargarejo com chá de alguma erva amarga, como o neem por exemplo. Raspar a língua também é uma prática muito importante para remover toxinas da língua, e além disso, esta prática melhora a fala e o poder digestivo. Os raspadores de metal são mais indicados.

E para completar a higienização e o cuidado com a nossa boca, o Ayurveda indica o bochecho com óleo (pode ser de gergelim). O bochecho com óleo nutre os tecidos da boca, melhorar a fala, fortalece os dentes e a gengiva, melhora a pele, evita o envelhecimento precoce, remove toxinas e causa bom hálito.


Cuidar dos olhos:

No cuidado diário com os nossos olhos, o Ayurveda indica a utilização de kajal natural, feito com ghee, para melhorar a clareza da visão. Na falta do kajal, podemos lavar os olhos com chá de alguma erva que reduza o dosha Kapha e que seja suave para os olhos, ou, pingar uma gotinha de ghee morno uma vez por semana. Existem colírios ayurvédicos rejuvenescedores para os olhos, que podem ser aplicados uma vez por semana também.


Cuidar do nariz e dos ouvidos:

A região nasal pode ser tratada com inalação de óleos medicados ou com óleo de gergelim. Para aplicação diária, o Ayurveda recomenda apenas uma gota de óleo. Antes de aplicar o óleo, é recomendado fazer uma massagem com o mesmo óleo na região do nariz e fazer uma sudação com uma toalha úmida e quente. Esta prática irá melhorar a absorção. Para pessoas que possuem problemas de congestão nasal por excesso de muco, é indicada a aplicação de fumaça de ervas no nariz. Mesmo que seja uma prática simples, é recomendado que um terapeuta ayurvédico faça esta aplicação.

Esta prática que é chamada de Nasya no Ayurveda, previne doenças como torcicolos, dores de cabeça, paralisias faciais, rinites e tremores da cabeça. As veias, articulações, ligamentos e tendões da cabeça e do pescoço adquirem mais força e resistência quando nutridos por esta terapia. Todos os órgãos dos sentidos tornam-se mais limpos e claros, e ganham mais força.

A aplicação de óleo também pode ser praticada nos ouvidos. O Ayurveda indica uma gota de óleo por dia. Esta prática é excelente para agravações do dosha Vata, e pode prevenir torcicolos, trismos, perda de audição e zumbido.


Oleação do corpo:

A oleação do corpo com óleo vegetal morno é um dos momentos mais agradáveis e carinhosos que podemos nos presentear no começo do dia. Ela pode ser praticada após as terapias citadas acima, pela manhã, antes do banho. O banho subseqüente melhora o efeito da terapia. Esta auto oleação pode ser praticada diariamente.

Os benefícios desta oleação já podem ser sentidos no primeiro dia, e são muito maiores quando praticada diariamente. A oleação protege o nosso organismo contra o envelhecimento precoce, pacifica o dosha Vata agravado, melhora a visão, nutre e lubrifica todos os canais do nosso corpo, proporciona bom sono e pele sadia. Esta massagem é altamente benéfica para pessoas que sofrem de distúrbios do sistema nervoso, mas também é excelente para manutenção da saúde. A massagem deve ser feita especialmente na cabeça, ouvidos e pés, partes do corpo por onde a massagem se inicia. Ela deve ser evitada por pessoas que sofrem de agravação Kapha (excesso de peso e toxinas) ou que estão sofrendo de indigestão. Pessoas do tipo Kapha podem fazer uma massagem com pó de ervas indicadas para Kapha. Esta massagem liquefaz as gorduras, reduzindo Kapha e deixam a pele macia.


Exercícios:

O exercício também é uma prática indicada pelo Ayurveda, mas com moderação. O Ayurveda indica exercícios leves de acordo com a constituição física da pessoa. Pessoas com constituição física forte, como tipos Kapha e que consomem alimentos gordurosos devem praticar exercícios físicos até a metade de suas forças. O exercício deve ser praticado até a sudorese aparecer em algumas partes do corpo como testa, nariz, axilas, ou quando a boca ficar seca. Neste momento, deve-se parar com o exercício. Pessoas com constituições frágeis devem praticar exercícios leves como yoga e caminhadas. Pessoas com doenças do tipo Vata e Pitta devem evitar exercícios físicos intensos.

Excesso de exercícios desgasta o organismo e pode provocar secura no corpo causando envelhecimento precoce, problemas de Vata e Pitta, sede excessiva, emaciação, exaustão, debilidade aos mínimos esforços, tosse, febres e vômitos. A prática de exercício físico moderado melhora a digestão, acelera o metabolismo, trás sensação de leveza e queima o excesso de gordura através da sudorese.


Banho:

O banho é indicado após a massagem (com óleo ou pó) ou depois dos exercícios. O banho remove pruridos, impurezas e suores. Combate a exaustão, diminui a sede e a sensação de queimação, melhora o apetite, o vigor sexual, promove longevidade, entusiasmo e vitalidade. O banho morno trás mais força para o organismo, mas sobre a cabeça pode causar queda de cabelo e prejudicar os olhos. A temperatura da água na cabeça deve ser tépida. O Ayurveda não recomenda o banho frio, a não ser que a estação esteja muito quente.


Conduta diária:

E por último, o Ayurveda indica uma conduta correta a ser adotada durante o dia. As pessoas devem buscar ter ações corretas, devem ter atitudes positivas relacionadas com o corpo, com a fala e com a mente. Não devemos ser violentos, falar mentiras, falar cruelmente e com aspereza, causar discussões, separações, inimizades, manifestar intenções de ofender, sentir ciúmes, inveja, e julgar. Todos esses atos ferem o nosso estado de harmonia e alegria com nós mesmos e com as pessoas que convivem conosco. Esta boa conduta é uma pratica altamente rejuvenescedora que promove a alegria de viver.

Todas as práticas citadas podem ser aplicadas em casa, na rotina diária de cada pessoa. Mas antes de iniciar algumas delas, como a aplicação de óleo no nariz e no ouvido, aconselhável que a pessoa consulte um terapeuta ayurvédico para verificar a sua constituição/biotipo, e tirar suas dúvidas quanto a possíveis restrições que possa haver para a sua situação atual de saúde.


No de caso crianças, idosos, doentes e grávidas, a rotina diária deve ser adaptada conforme a condição de cada indivíduo.



Fátima Carine Birck
Orientadora Ayurvédica

2 comentários: