Constituição Kapha-Pitta


Kapha domina sobre pitta, impondo mais densidade física, mais massa muscular e mais tecido adiposo do que no caso dos pitta-kapha ou de outras combinações em que kapha esteja em segundo plano. Pelo fato de terem mais gordura em sua estrutura corporal, esses indivíduos são mais pesados, e seu ritmo corporal e mental é mais lento do que o dos pitta-kapha.

A presença de pitta confere mais disposição para as atividades físicas e mais entusiasmo vital aos indivíduos dessa constituição, o que reduz a tendência à obesidade e à letargia, comum aos kapha puros. A intensidade e o calor de pitta, aliados à resistência física e constância de kapha, possibilitam aos kapha-pitta uma energia vital mais constante quanto em estado de equilíbrio. No entanto, quando em desequilíbrio, a letargia e o embotamento de kapha podem estar sobressaltados, em uma insalubre mistura com o criticismo intolerante de pitta.


Fonte: Carneiro, Danilo Maciel – Ayurveda: saúde e longevidade na tradição milenar da Índia – São Paulo – Pensamento, 2009.

#ayurveda #doshas #pitta #kapha #pitta-kapha #características #biotipo #constituição



Nenhum comentário:

Postar um comentário