Constituição Pitta-Kapha



A predominância é de pitta, seguido por kapha, ambos mais destacados do que vata. Nesse tipo de combinação, a constituição física é bem mais pesada e musculosa do que a dos pitta-vata – ou outros tipos mistos com vata.

A presença de kapha na constituição acrescenta sempre mais suavidade e docilidade à personalidade da pessoa, embora a dominância de pitta, com seu calor e intensidade, possa, em muitas situações, fazer aparecerem reações de ira, cólera ou criticismo bem acima do que o puro kapha tende a apresentar. Embora o entusiasmo e a agudeza de pitta estejam presentes, tais características são influenciadas por uma certa estabilidade e uma tendência à lentidão, atributos conferidos por kapha.

Quando em equilíbrio, os pitta-kapha apresentam o agni forte e a boa digestão de um pitta, além de uma energia vital ativa aliada à estabilidade e à resistência física dos kapha. Quando em desequilíbrio, podem estar sujeitos a agressividade e irritação de pitta, associadas à passividade e letargia de kapha, o que os torna nervosos e arredios.


Fonte: Carneiro, Danilo Maciel – Ayurveda: saúde e longevidade na tradição milenar da Índia – São Paulo – Pensamento, 2009.

#ayurveda #doshas #pitta #kapha #pitta-kapha #características #biotipo #constituição


Nenhum comentário:

Postar um comentário