Constituição Vata - Pitta - Kapha





Os textos Ayurvédicos frequentemente trazem referências às qualidades positivas da combinação equivalente dos três doshas, vata-pitta-kapha. Essa constituição tridosha é marcada pelo equilíbrio proporcional entre os três princípios vitais no organismo da pessoa. Às pessoas que apresentam tal constituição atribui-se a longevidade, bem como uma saúde e imunidade privilegiadas durante toda a sua existência.


Entretanto, quando tais indivíduos entram em estado de desequilíbrio, essa condição atinge igualmente os três doshas, e o mecanismo de desarmonia torna-se mais rebelde, uma vez que não há um dosha dominante para apontar as direções do reequilíbrio e tampouco um dosha “reserva”, menos afetado, disponível, portanto, para compensar o desequilíbrio dos doshas dominantes. Nessas circunstâncias, a pessoa precisa reunir esforços para tentar reequilibrar os três doshas ao mesmo tempo, o que pode ser mais demorado e mais trabalhoso.


Fonte: Carneiro, Danilo Maciel – Ayurveda: saúde e longevidade na tradição milenar da Índia – São Paulo – Pensamento, 2009.


#ayurveda #doshas #vata #pitta #kapha #vata-pitta-kapha #características



Nenhum comentário:

Postar um comentário